A articulação temporomandibular, também conhecida como ATM, conecta a mandíbula ao crânio e está localizada logo à frente do ouvido. Sua função é executar os movimentos mandibulares de abertura e fechamento da boca em todas as direções. Ela trabalha muito quando falamos, mastigamos, deglutimos ou bocejamos.
A disfunção de ATM, também chamada de DTM (disfunção temporomandibular), pode provocar dores de cabeça similares à enxaqueca, dor ao redor dos olhos, tontura, sensação de cansaço dos músculos da mastigação, desvios, limitação na abertura da boca ou travamento da mandíbula, “cliques”, deslocamento e/ou crepitação na articulação durante abertura e fechamento da boca, dor de ouvido e nos músculos da face em geral, que se irradia para o pescoço, ombro e costas. Pode ainda acontecer bruxismo (desgaste dental ou apertamento), fraturas ou trincas nos dentes ou casos de artrite ou artrose da Disfunção de ATM.
As causas da disfunção são multifatoriais (motivos emocionais, estresse, maloclusão dentária, perdas dentárias, próteses incorretas) e exigem uma investigação detalhada pelo profissional. Da mesma maneira, o tratamento pode ser multifatorial e pode envolver o uso de placas interoclusais, análise e ajuste oclusal, Reabilitação Oral, Ortodontia, e Fisioterapia da ATM.
Por envolver uma série de sinais e sintomas, o diagnóstico é complexo e baseado na história médica e dentária completa, exame clínico e radiografias adequadas. Por isso, um cirurgião-dentista especializado e experiente é decisivo para o tratamento eficaz.