top of page
bunch-toothbrushes_edited.jpg

Se Endo significa “dentro” e dontia “dente”. Então, Endodontia é a especialidade odontológica que trata o dente internamente. Também é conhecida como a especialidade que realiza tratamento de canal.

Além de tratar das doenças da polpa, localizada no interior do dente, o tratamento de canal ainda faz a prevenção das infecções bacterianas. É necessário quando o dente apresenta cáries profundas ou sofre com traumas que lesionam, necrosam ou inflamam de maneira irreversível a polpa do dente, composta por vasos e nervos.

As doenças pulpares quase sempre estão associadas à presença de bactérias no interior do canal. O tratamento tem por objetivo eliminar estas bactérias por meio da associação de substâncias químicas antimicrobianas e da limpeza adequada do canal.

Fique atento a sinais como a presença de escurecimento da coroa do dente, dor intensa, aparecimento de fístula (bolinha na gengiva onde extravasa pus) ou inchaços na gengiva com secreção, pois podem ser indícios de que a polpa dental está doente ou morta.

O tratamento endodôntico é decisivo para evitar extrações e infecção na raiz e nos tecidos vizinhos. Não o realizar ou deixar para depois pode trazer sérias consequências à saúde, como dor intensa, inchaço, febre e até infecções à distância nas articulações, febre reumática, entre outros. Em casos mais graves, as bactérias podem chegar à corrente sanguínea, provocando bacteremia.

Na Odontologia Integrada RS, a tecnologia é um dos diferenciais para garantir tratamentos mais precisos e assertivos. A Dra. Carla, especialista em Endodontia, utiliza a microscopia odontológica de precisão. O microscópio aumenta em cerca de 25x o tamanho da imagem real, o que facilita a remoção da infecção, a limpeza e o preenchimento do canal, aumentando a previsibilidade do tratamento.

Endodontia

bottom of page