SAÚDE É
UMA COISA SÓ

e tudo está conectado, boca e corpo, sabia?

Medicina Periodontal:
a inflamação na gengiva que reflete no corpo todo.

A periodontite é caracterizada pela inflamação da gengiva e é um fator de risco para pessoas com doenças cardíacas e pulmonares. Quando a gengiva sangra, é sinal de que há ulceração de tecido gengival e eles são uma porta aberta para que bactérias do biofilme dental entrem na circulação sanguínea, que conecta todo o corpo.

 

A partir da riqueza de estudos da Medicina Periodontal se estabelece que há uma forte conexão entre: saúde ou doença periodontal em relação a saúde ou doença sistêmica.

 

Nessa visão, saúde é uma coisa só e tudo está integrado: boca e corpo.

A gengiva e todo o periodonto (estrutura de suporte dos dentes), via circulação sanguínea e linfática fazem conexão direta com todo o corpo.

 

 Gengiva doente é igual a corpo doente! 

rosa Terra

Gengiva sangrando

 NÃO É NORMAL 

dente-de-siso_edited.png

47%

da população adulta pode ter periodontite

dor-de-dente_edited.png

  • Mau hálito.

  • Inflamação gengival.

  • Sangramentos na boca (especialmente durante a escovação).

  • Gengivas com cor mais escura.

  • Dores.

  • Retração Gengival.

Sinais e Sintomas

ferramentas-de-dentista_edited.png

O impacto da periodontite além da boca já foi identificado para diversas condições de saúde, como doença cardiovascular aterosclerótica, diabetes e desfechos adversos da gestação.  

 PREVINA-SE 

PACIENTES COM DOENÇA

CARDIOVASCULAR ATEROSCLERÓTICA: 

A periodontite tem sido associada a um risco aumentado para doença cardiovascular aterosclerótica, independentemente dos fatores de risco cardiovascular apresentados. Pessoas com essa doença precisam ficar mais atentas a sua saúde periodontal e contar com acompanhamento constante de um cirurgião dentista qualificado.


          #GRUPOS+AFETADOS 

PACIENTES COM DIABETES:

Diabetes e periodontite são doenças crônicas complexas com uma relação bidirecional estabelecida. Evidências consistentes e robustas apontam que:

  • Hiperglicemia no diabetes é associada a resultados periodontais adversos;

  • A Periodontite grave afeta adversamente o controle glicêmico em diabéticos e afeta a glicemia em indivíduos sem diabetes;

  •  A terapia periodontal mecânica promove uma redução de aproximadamente 0,4% na HbA1C em 3 meses (impacto clínico equivalente à adição de um segundo medicamento a um regime farmacológico para diabetes).

Foto: Fernanda Nickkel

2020_10_31_ODONTO_INTEGRADA_438.JPG

Conheça a
Dra. Ana Elisa

Olá, meu nome é Ana Elisa da Silva e, além de Cirurgiã Dentista (CRO 13490) formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sou especialista em Periodontia desde 2010.

 

Em 2022, fiz dois cursos na área: Curso de Medicina Periodontal aplicada a Diabetes e outras condições endócrinas e aplicada a Doenças Cardiovasculares.

 

Sou apaixonada em como a área trata do paciente como um todo e cuida de cada caso de forma tão individualizada, por isso, nunca me canso de fazer atualizações. Sempre há algo novo para aprender!

 

Acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares, diabetes e até partos prematuros são algumas das consequências que podem acontecer devido a Periodontite. Cuide do seu sorriso, ele reflete na saúde do seu corpo inteiro. 

 

Seja bem-vindo e conte comigo!

Os estudos nos mostram também a importância do diagnóstico e da prevenção das inflamações gengivais realizados pelo cirurgião dentista, através dos exames periodontais e da análise individual dos pacientes, levando em conta demais fatores de risco como as doenças crônicas, o tabagismo, o etilismo,

o sedentarismo, a má-alimentação e o estresse.

Saúde da boca e do corpo não se separam. Tudo está conectado.  

 Atendo na Clínica Odontologia Integrada RS,

localizada em POA/RS, onde você encontra:

  • Salas bem equipadas

  • Profissionais capacitados

  • Atendimento com empatia e ciência

  • Diagnóstico completo

  • Equipamentos com alta tecnologia